Informações › NotíciasFenavinho

Quarta, 20 de Dezembro de 2017

Fenavinho é homenageada na Câmara de Vereadores

Fenavinho é homenageada na Câmara de Vereadores

Foi realizada nesta segunda-feira, 18, na Câmara de Vereadores, a entrega da Portaria de Louvor e agradecimento a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho). Neste ano é comemorado o cinquentenário da primeira edição, realizada em 1967. Estiveram presentes o Prefeito Guilherme Pasin, presidente da Câmara de Vereadores, Moises Scussel Neto, os ex-presidentes Tel Antinolfi, Jovino Nolasco de Souza, João Strapazzon e Elaine Michelon, representando o primeiro presidente da Festa, Moyses Luiz Michelon, que faleceu neste ano.

A homenagem foi proposta pelo vereador Volnei Christofoli (PP) e subscrita por outros 15 parlamentares da Casa. "A Festa Nacional do Vinho teve como missão principal promover o vinho brasileiro, sua gente e o universo que o contempla. O evento projetou o município nacional e internacionalmente e tornou Bento Gonçalves a 'Capital Brasileira do Vinho', tudo isso nos fez estar aqui hoje homenageando todos que fizeram parte da história", destaca o vereador.

A primeira Festa Nacional do Vinho fortaleceu não somente a vitivinicultura, mas também abriu portas para o crescimento da economia e possibilitou a visibilidade nacional. "Foi na Fenavinho que pela primeira vez, autoridades nacionais vieram para a cidade, incluindo o presidente do Diário Associados, embaixador Assis Chateaubriand e o presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Estes 50 anos têm um significado especial, de crescimento da econômico, turístico e da demonstração de que unidos somos mais fortes", disse.

Durante os preparativos da primeira edição, foram criados o brasão e o hino do município. O brasão recorda em seus símbolos e cores o desenvolvimento industrial, a uva e o vinho, e exalta o trabalho da família bento-gonçalvense. O hino, escrito por Maria Borges Frota e musicado por Rui Barros, foi cantado pela primeira vez na edição de 1967.

O primeiro Presidente da feira, Moyses Luiz Michelon, que morreu aos 83 anos, no dia 31 de outubro, também foi homenageado. "Tenho a certeza que meu pai está aqui, hoje, vibrando com essa homenagem. A Fenavinho para ele foi como uma filha, e sua dedicação nestes últimos anos era para que o evento retomasse sua importância. Foram muitas histórias nestes 50 anos, e essa homenagem é mais um capítulo", afirma Elaine Michelon.

Fonte: http://www.turismobento.com.br

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo